1. Você quer sim aproveitar a vida aos 40

Me lembro bem dos meus dias rodando por São José dos Campos com uma moto DT 180 que eu adorava, sonhando com coisas grandes para a minha vida, assim como muitos de nós.

Rodava e rodava pela cidade com alguns amigos, com os meus vinte anos de idade, parando para longos papos em conversas em que inevitavelmente surgiam frases como:

“Não é com 40 que eu quero ser rico, quero aproveitar a vida agora”.

Posso te garantir que uma das melhores coisas na vida foi ter ignorado algumas destas minhas próprias frases e hoje depois dos quarenta, me sinto ainda melhor do que nos meus vinte e poucos anos, com energia e vontade de fazer muita coisa, tendo décadas de ótimas experiências de vida para me ajudar nas decisões.

Não é que você não deva aproveitar a sua vida, deve e pode aproveitar cada momento, porém quando você entender que pode ter uma vida legal enquanto constrói a pessoa que você vai encontrar e se tornar no futuro, cada um dos seus novos dias muda para melhor.

Por mais estranho que possa parecer, o segredo é criar uma vida que te traga felicidade, mas alguma insatisfação.

Uma insatisfação saudável é que te faz continuar correndo atrás do que deseja, não estar realmente satisfeito com tudo é que te move a cada dia e te coloca em uma posição de vantagem em relação a quem já tem tudo que quer.

2. Vai dar merda no caminho, mas isso não precisa te afetar

Ao longo deste meu caminho, dos vinte e pouco aos quase cinquenta, fui percebendo que daria sim para crescer na vida, mas que grandes merdas poderiam acontecer ao longo do tempo, e eu deveria aprender não só a lidar com elas mas também me tornar ainda melhor a cada uma delas. E assim foi, ou vem sendo.

Emprestar meu nome para que uns parentes negociassem uma empresa, com a promessa de que seria algo rápido para ajudá-los por apenas 90 dias, me fez simplesmente ficar 11 anos pagando dívidas que não eram minhas e eram maiores do que tudo que eu já havia ganho ou visto de dinheiro na vida. Precisava escolher entre lamentar ou me tornar melhor para ganhar mais.

Estar quase vencendo esta dívida, depois de já ter comprado e quitado um belo imóvel para morar, e então passar por um divórcio ao mesmo tempo em que estava sem emprego, com o resto do dinheiro concentrado na bolsa de valores no momento em que a crise financeira mundial de 2008 chegou, foi simplesmente trágico. Porém mais uma vez, poderia ter escolhido me lamentar ou me reinventar.

Chegar aos 45 logo depois de recomeçar uma nova carreira, tendo um negócio quebrado no início do que todos sabemos que aconteceu em 2020, dependendo essencialmente de boas negociações financeiras, poderia ter sido simplesmente fatal. Não foi porque ignorei a frase “Não é com 40 que eu quero ser rico, quero aproveitar a vida agora”. Se o que foi feito não foi o suficiente para me tornar multimilionário, com certeza serviu para segurar o que 99,9% das pessoas certamente não teria aguentado depois de novas dívidas inesperadas e longos momentos sem renda. Novamente, era lamentar ou olhar para frente, superar e crescer.

O grande ponto aqui é: sim, merdas vão acontecer, fazem parte do percurso e no fim, são criadas para nos tornar melhores e não para nos ferrar. Quando você entende que grandes problemas são grandes oportunidades de crescimento e que quando você começa a se preparar antes para que eles não te afetem tanto, sua realidade muda para melhor, porque VOCÊ se torna melhor a cada obstáculo.

3. Seus amigos podem te ferrar ou te elevar

Enquanto andava com meus amigos, na adolescência ou no começo da minha fase adulta, prestava bastante atenção ao comportamento de cada um.

De fato eu estava começando a entender que pessoas ao meu redor poderiam me levar para cima ou para baixo na vida. Abandonei rapidamente as amizades que estavam próximas das drogas, algumas até demais, além daquelas que tinham o hábito de apenas reclamar ou ver o lado negativo da vida. Era um garoto feliz, da forma que coloquei aí acima, saudavelmente insatisfeito com as coisas que tinha, grato pelo que conseguia mas queria mais e mais.

Tive a felicidade e a sorte, ou merecimento, de ser chamado por um grande clube de futebol aos 22 anos, para iniciar a área de tecnologia dentro do Departamento de Futebol Profissional. Não era exatamente o início da minha carreira, já havia trabalhado em outras duas empresas, porém era o início da minha fase adulta mais séria, com casamento começando e a vida em uma nova cidade se iniciando, com 4 anos de cansativas viagens diárias entre São José dos Campos e São Paulo antes de me mudar definitivamente para a capital, trabalhando durante o dia em SP e voltando para terminar a faculdade à noite na minha cidade natal.

Fato é que neste momento minha convivência diária passou a ser com grandes treinadores de futebol, dos maiores e melhores do Brasil e alguns do exterior, além de centenas e centenas de atletas de alto nível que tinham um único objetivo: vencer, ser o primeiro no que fizessem, sem espaço para derrotas ou para se abalar com elas, já que poucos dias depois haveria outro jogo e novamente o caminho era único, vencer, em um ambiente em que a cobrança chegava a ser absurda e os bons resultados faziam parte da obrigação diária.

E foi neste ambiente, aprendendo com quem precisava sempre vencer, aos vinte e poucos anos, que comecei a criar a história de quem eu iria me tornar anos depois.

O ponto aqui é que, mais uma vez, ter ignorado a frase “Não é com 40 que eu quero ser rico, quero aproveitar a vida agora”, me fez começar a cuidar de quem eu seria no futuro.

Estar ao lado de pessoas negativas ou positivas, fazer com que obstáculos na vida te afetem ou te façam crescer e se preparar para ser alguém muito melhor no futuro, não apenas pelo que tem, mas pela pessoa na qual se torna, é simplesmente uma questão de decisão, própria, individual e indelegável, decisão sua, que também depende de ação, em um mundo em que estatisticamente você vai ainda viver muitos anos.

Eu espero que você tenha tirado algo de útil deste texto e espero poder te encontrar em breve, ainda melhor, pelo que fez hoje.

Estou diariamente no instagram.com/amigodopairico com novos conteúdos para quem decide crescer na vida. Espero você por lá.